quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Rua do Lavradio – as diferentes caras da Lapa


(OU uma estrangeira passeando nervosa pela Rua do Lavradio)

Lá sai eu do Circo Voador equipada de câmera digital e celular com câmera... me senti bastante nervosa, pensando em quando eu vejo estrangeiros andando pela rua com equipamento high-tech a vista, achando que eles correm o risco de serem assaltados. E eu, na mesma situação, só que hoje para captar material para o blog. Acho que as pessoas que me observavam não iam saber a diferença entre turista e blogueira, repórter cidadã... Mas ao mesmo tempo sentir medo nessa situação é paranóia, pois a rua estava cheia de pessoas, todo mundo indo e voltando do almoço, descansando na sombra, as crianças da escola brincando, os vendedores de rua meio que cuchilando, os ônibus passando – típica escena de rua do centro do Rio.

Andei então até encontrar a placa da Rua do Lavradio, na esquina com Mem de Sá, e virei para a direita. Lá encontrei estacionamentos da policia, que de noite viram estacionamentos para a clientela dos muitos restaurantes, bares e casas de shows que ficam perto. Também encontrei varias lojas de antiquidades, algumas mais arrumadas e chiques que as outras, outras simplesmente lotadas de objetos velhos e cheios de poeira. Vendedores de doces caseiros, lanchonetes tradicionais de esquina, uma escola da prefeitura, bancos, lojas de cópias e internet, graffiti nas paredes, e de vez em quando algum restaurante ou bar novo, localizado num sobrado que recebeu uma garibada. Ou seja, até os prédios da rua contam essa história de diversidade, de comércio mais tradicional, já establecido, ao lado dos negócios da mais nova incarnação da Lapa.

Um comentário:

Onda Coletiva disse...

[[[o vício é uma coisa... rsrsrsr ]]]

bem, não me contive e acabei ajeitando umas coisinhas no blog!

cores, fontes, textos na lateral... espero que gostem e caso tenham alguma correção ou queiram mudar algo, sintam-se à vontade!

um grande beijo para tds e não deixem o blog morrer, ein???

=)

Juliana Farias

** add os links de alguns blogs! espero que gostem!